"Formados bons cidadãos, ter-se-á formada uma boa família e uma boa sociedade" (Santo Henrique de Ossó, Apontamentos de Pedagogia Teresiana, nº 85).

A pessoa é o centro da nossa missão educativa. A partir da atenção personalizada e em colaboração com as famílias, o Colégio Teresiano pretende:

• Dar a cada aluno a atenção educativa necessária para alcançar o desenvolvimento máximo das suas capacidades pessoais, potenciando as diversas inteligências e procurando a maturidade intelectual, física, afetiva e moral.

• Formar alunos competentes, criativos e abertos à mudança, capazes de transformar a sociedade e de comprometer-se no serviço do bem comum.

• Capacitar para viver a vida em relação com os outros e com a realidade, formando parte de uma comunidade educativa, que favoreça o desenvolvimento pessoal e a implicação de todos os seus membros.

• Ser uma comunidade crente teresiana, que eduque para a interioridade, a trascendência e a relação com Deus, para formar Igreja e ser testemunha de vida cristã.